Dicas de Trânsito – Para um Trânsito Melhor e Mais Seguro

Gentileza gera gentileza. Essa é uma frase de efeito que faz muito sentido, principalmente quando pensamos em trânsito.
Isso significa que, se você estiver estressado e tratar as pessoas com grosseria no trânsito, provavelmente receberá grosseria em troca.

Infelizmente, casos como esse são comuns no dia-a-dia de quem encara o trânsito, principalmente nas grandes cidades.

O tempo curto para fazer uma série de atividades faz com que as pessoas tenham pressa, causando estresse quando o trânsito parece contribuir para impedir que você as realize.

O problema é que o estresse é um dos maiores inimigos dos motoristas, pois prejudica muito o ato de dirigir.

Com isso, muitas regras deixam de ser levadas em consideração, e as consequências disso são perigosas.

A principal causa de acidentes de trânsito é a desobediência à legislação, gerada, muitas vezes, pela falta de paciência dos motoristas.

O maior problema disso é que, muitas vezes, os acidentes terminam com vítimas fatais, fazendo com que o trânsito seja um dos grandes responsáveis pelos índices de morte no País.

Para ajudá-lo a mudar essa situação, separei 10 dicas para promover um trânsito melhor e mais seguro.

Dica nº 1: veículos maiores cuidam dos menores

Quanto maior for o seu veículo, maior será o tamanho da sua responsabilidade no trânsito. A regra é simples: veículos maiores precisam respeitar e estar atentos aos menores.

Dica nº 2: atenção aos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são fundamentais. Então, se você estiver de bicicleta, não se esqueça de usar o capacete e as luzes refletivas. Se for pilotar uma moto, o capacete é obrigatório, além da roupa adequada para o motociclista.  E, se estiver de carro, não esqueça de colocar o cinto de segurança. Além disso, os passageiros do banco de trás também devem colocá-lo.

Dica nº 3: não responda a provocações

Caso você seja desafiado no trânsito, ou receba qualquer tipo de provocação, apenas ignore. Lembre-se de que gentileza gera gentileza. Portanto, mesmo que o outro condutor não seja gentil, retribuir com grosserias no trânsito não fará com que ele mude de postura.

Dica nº 4: não se esqueça das revisões periódicas

Independentemente do veículo, é fundamental mantê-lo sempre revisado. Procure ter certeza de que seu veículo está sempre em boas condições para circular pelas vias.

Dica nº 5: se beber, não dirija

Se você ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo. Um dos principais efeitos do álcool em sua corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a condução. Assim, além do risco de causar graves acidentes, as penalidades podem ser pesadas.

Dica nº 6: sinalize corretamente

Use a sinalização de maneira correta. Por exemplo, o uso da seta faz com que os outros condutores entendam suas ações, de modo a evitar qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *